sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Melusina



Melusina, Melusine ou Mélisande é uma personagem da lenda e folclore europeus, um espírito feminino das águas. Estes espíritos eram, por vezes, responsabilizados pela troca de crianças - A "Dama do Lago" que raptou o bebé Lancelot e o criou, era desta espécie “perigosa” de ninfa das águas.

Ela é geralmente representada como uma mulher que é uma serpente ou peixe (ao estilo das sereias), da cintura para baixo. Por vezes, também é representada com asas de dragão, duas caudas ou ambos. Na heráldica francesa e britânica, Melusina é frequentemente representada como uma sereia de cauda dupla.

Originalmente, Melusina era provavelmente a representação da deusa gaulesa Lucina, que presidia aos partos.

A lenda era já bem conhecida em França quando foi escrita pelo cronista Jean d'Arras, em 1392, para Jean de Berry, recente comprador do castelo dos Lusignan, que pretendia dar à sua família origens míticas prestigiosas, à semelhança dos heróis gregos ou latinos, descendentes todos de um deus ou de uma deusa. Através de um jogo de palavras, Arras fez de Melusina a Mãe Lusigne, a nobre dama que seria a origem da linhagem dos Lusignan de Poitou; arranjando, deste modo, uma maneira habilidosa de adular o senhor que o sustentava.

De acordo com a versão de Jean d’Arras, Melusina era filha de uma fada das fontes chamada Presina e de um rei mortal, Elinas. A bela Presina tinha feito o rei jurar que nunca a veria durante o parto mas Elinas não cumpriu o juramento e Presina fugiu com as suas três filhas, Melusina, Melior e Platina, retornando à corte das fadas.

Quando essas filhas assumiram os seus poderes sobrenaturais, quiseram vingar-se do pai aprisionando-o numa montanha. Presina, ao descobrir o que elas haviam feito, amaldiçoou-as. Melusina seria transformada em uma serpente d' água da cintura para baixo, todos os sábados. Jamais experimentaria o amor até que encontrasse alguém que concordasse em não vê-la nesse dia. Se essa promessa fosse quebrada, ela seria condenada a existir para sempre nessa forma horrenda.



Melusina conheceu o Conde Raymond de Poitou e casou-se com ele, que lhe construiu o castelo de Lusignan. Deu oito filhos a Raymond e construiu-lhe um grande número de cidades e fortalezas, graças aos seus poderes mágicos. Mas o Conde, embora orgulhoso por ter tantos filhos, não estava muito à vontade ao olhá-los.

O primeiro, Urian, era em tudo bem feito, mas tinha uma cara curta e muito larga, um olho vermelho e o outro garço (verde-azulado) e as maiores orelhas jamais vistas numa criança. O segundo, Eudes, tinha uma orelha maior que a outra. O terceiro, Guion, tinha um olho mais alto que o outro. O quarto, António, era belo e bem constituído mas tinha na face uma pata de leão que se tornou peluda, com garras cortantes, antes da idade dos oito anos. O quinto, Renaud, só tinha um olho, mas notavelmente penetrante. O sexto, Geoffroy, tinha um dente canino com 3 cm que lhe saía da boca. Fromont, o sétimo, tinha uma mancha peluda no nariz. Enfim, o oitavo, Horrível, de uma incrível estatura, tinha três olhos e era tão feroz que, antes dos quatro anos, já tinha morto duas das suas amas.

Levado pela curiosidade, Raymond quis ver Melusina num sábado. Então ela, soltando um gemido doloroso e um terrível suspiro, elevou-se nos ares como uma mulher-serpente alada e deixou para trás os filhos, dos quais supostamente descenderam os ancestrais da monarquia francesa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...