sábado, 21 de agosto de 2010

Lenda da Cabeça da Velha

Diz a lenda que na serra de Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob a tutela de um tio fidalgo, o poderoso e cruel D. Bernardo.O destino levou esta jovem a apaixonar-se por um fidalgo pouco endinheirado, D.Afonso, facto que não agradou ao tio.

Uma velha aia da jovem, de nome Marta, que servia de intermediária nestes amores, tinha tal dedicação e fidelidade à sua ama que jurara mesmo transformar-se em pedra se alguma vez se visse obrigada a traí-la .

Acontece que, num dia em que a dita aia trazia consigo recado para os apaixonados se irem ver, foi interceptada pelo tio fidalgo e forçada, sob tortura, a divulgar o sítio e hora do encontro, sendo ainda ameaçada se disto desse conhecimento a Leonor ou Afonso. É que o tio decidira ir com os seus criados surpreender os apaixonadas para um severo castigo.

Estava o par trocando juras de amor, quando ouviram um som qualquer, vindo do local onde ficara, de vigia, a aia. Dirigindo-se para lá, não a encontraram deparando apenas com um rochedo que antes não existia. Nele reconheceram as feições da velha aia e, recordando a jura que lhe tinham ouvido, isto foi percebido como o sinal para escaparem para um local bem distante dali, onde, reza também a lenda, finalmente casaram e foram muito felizes.

Cabeça da Velha - Serra da Estrela
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...