terça-feira, 22 de junho de 2010

Os Três Aspectos da Deusa


A Lua tem um ciclo de vinte e oito dias e meio aproximadamente, tal como o ciclo menstrual das mulheres, o que facilmente conduz a uma identificação da Lua com o elemento feminino. Para os wiccans, a Lua representa a Deusa nas suas três formas: donzela, mãe e anciã.




A Deusa é a Mãe Universal. É a fonte da fertilidade e da sabedoria. A Wicca atribui-lhe três aspectos principais: a Donzela, que corresponde à fase da Lua crescente, a Mãe, identificada com a Lua cheia, e a Anciã, correspondendo à Lua minguante.

Ela é, de uma só vez, a terra virgem, o campo cultivado e o terreno coberto pelo gelo. A Deusa dá a vida e promete a morte, como todas as mães (conceber um novo ser implica sempre a futura morte desse ser). O seu lado escuro é o da transição, a passagem pelo mundo dos mortos entre duas encarnações, a anciã que morre para depois renascer como donzela, tal como a vida renasce na Primavera depois de cada Inverno.

Vários símbolos usados nos rituais pagãos estão identificados com a Deusa, como o caldeirão, a taça ou o espelho, entre outros menos usuais, como a flor de cinco pétalas, as conchas, as pérolas ou a prata. As criaturas que lhe estão associadas são o coelho, o urso, a coruja, o gato, o cão, o morcego, o ganso, a vaca, o golfinho, o leão, o cavalo, o escorpião, a aranha e a abelha – todas elas lhe são sagradas.

in Wicca – A Velha Religião do Ocidente, García Baptista


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...