sábado, 23 de abril de 2011

Lenda de São Jorge e o Dragão



Jorge, capitão do exército romano, acampou com a sua armada próximo de Salone, na Líbia. Lá existia um gigantesco crocodilo alado que devorava os habitantes da cidade. Ninguém podia entrar ou sair da cidade, pois o enorme crocodilo alado  posicionava-se frente às muralhas. O hálito da criatura era tão venenoso que pessoas próximas podiam morrer intoxidadas. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, a cada dia ovelhas eram oferecidas à fera até estas terminarem e logo crianças passaram a ser sacrificadas.

O sacrifício caiu então sobre a filha do rei, Sabra, uma menina de catorze anos. Vestida como se fosse para o seu próprio casamento, a menina deixou a muralha da cidade e ficou à espera da criatura. Jorge, o tribuno, decidido a pôr fim ao episódio, montou no seu cavalo branco e foi até o reino resgatá-la. Jorge fez o rei jurar que se a trouxesse de volta, ele e todos os seus súditos se converteriam ao cristianismo. Após tal juramento, Jorge partiu atrás da princesa e do "dragão". Ao encontrar a fera, Jorge atingiu-a com a sua lança, mas esta despedaçou-se de encontro à pele do monstro e, com o impacto, o cavaleiro caiu do seu cavalo. Ao cair, rolou até uma árvore de laranjeira, ficando protegido por ela do veneno do dragão até recuperar suas forças.


Ao ficar pronto para lutar novamente, Jorge acerta na cabeça do dragão com a sua poderosa espada Ascalon. O dragão derrama então o veneno sobre ele, dividindo a sua armadura em duas. Uma vez mais, Jorge busca a proteção da laranjeira e em seguida, crava a sua espada sob a asa do dragão, onde não havia escamas, de modo que a besta cai muito ferida a seus pés. Jorge amarra uma corda no pescoço da fera e  arrasta-a para a cidade, trazendo a princesa consigo. A princesa, conduzindo o dragão como um cordeiro, volta para a segurança das muralhas da cidade. Lá, Jorge corta a cabeça da criatura à frente de todos e as pessoas de toda cidade tornam-se cristãs.

(O dragão - o demónio - simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele extirpou as heresias).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...