segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Némesis

VIBRAÇÃO: alma
PALAVRAS-CHAVE: lições, karma, destino
PONTO ALTO: os poderes da verdade prevalecerão
PONTO BAIXO: para crescer há que aceitar as lições que a vida nos dá

Némesis, antiga deusa grega da sorte, do karma e do destino, também é conhecida como Adrastéia ("inevitável"). É retratada com uma coroa de flores na cabeça, uma maçã na mão esquerda e uma taça na direita.

Némesis é a deusa da retribuição, das forças que entram em acção quando precisamos voltar a trilhar um caminho mais sábio. Esta deusa mostra-nos que temos de assumir a responsabilidade por todos os nossos pensamentos, palavras e actos negativos, e entender o efeito que eles podem causar na vida das outras pessoas.

A tigela e a maçã são símbolos do desejo que esta deusa tem de purificar a forma humana (a taça), levando-a a conhecer novamente o amor e a sabedoria (a maçã). Assim como Kali na tradição hindu, Némesis não tem paciência com pessoas tolas. Na Wicca, ela é a deusa do destino, assim como as Nornas (as Parcas) no Caminho do Destino (Way of Wyrd - a crença na deusa tríplice: a donzela, a mãe e a anciã), e pode ser evocada nos tempos de grande tensão, causada por atitudes maliciosas de outras pessoas.

A visita de Némesis é um sinal de que  tem observado o que acontece à nossa volta. Está atenta a cada pensamento, a cada palavra e a cada gesto nosso e dos outros ao nosso redor. Como verdadeira guardiã, ela oferece protecção e regista todos os casos de injustiça e iluminar-nos-á de lhe rezarmos. Precisamos de entender que às vezes a vida toma rumos inesperados para que a justiça seja feita.

A presença de Némesis dá-se quando estamos em via de ajudar alguém ou quando algo está prestes a emergir e a verdade se revela diante dos nossos próprios olhos e de todos os envolvidos. Não procuremos vingança nem pagar na mesma moeda, mas sim manter a nossa dignidade. Esperemos e observemos pois a verdade acaba sempre por prevalecer.

EXERCÍCIO DE MAGIA: Leitura das Runas

As runas estão sob a guarda das Nornas, ou Parcas. São um excelente instrumento adivinhatório quando buscamos respostas relacionadas com a alma e o karma. Sintonize-se com elas, faça uma leitura kármica e veja o que elas têm a revelar-lhe.


MORNINGSTAR, Sally, O Livro Wicca, Ed. Pensamento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...