segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Vela


VIBRAÇÃO: chackra da garganta
PALAVRAS-CHAVE: iluminação, sacrifício, brilho interior
PONTO ALTO: A nossa luz interior mostra-nos o caminho
PONTO BAIXO: É preciso saber conservar e aumentar a nossa energia

Símbolo sagrado de Juno Lucina (Senhora da Luz), a Vela representa a transmutação, o sacrifício do próprio corpo para que a sua luz possa brilhar. A Vela representa o elemento fogo e o vento sul, assim como simboliza a luz na escuridão.

São várias as superstições que rodeiam a chama da vela. Se, ao queimar, o pavio ficar azul ou estalar, é provável que haja no ambiente energia psíquica em estado de perturbação. Se a vela não apagar quando sopramos a chama, é sinal de má sorte. Se, pelo contrário, a vela (ou conjunto de velas) apagar no primeiro sopro, é sinal de boa sorte.

A chama da vela também pode ser usada para divinação. Às vezes, é possível divisar na chama sinais e símbolos de carácter premonitório. Muitas tradições reverenciam as suas divindades com festivais em que as velas são uma presença constante - Diwali e Candlemas, por exemplo.

A Vela é um sinal para que nos vejamos a nós próprios com um exemplo de vida. Avisa-nos para nos concentrarmos na luz que carregamos dentro de nós e para desenvolvermos métodos de trabalho que  beneficiem não só nós próprios como também os outros que nos rodeiam. Confiemos na nossa orientação interior, mas estejamos atentos para o facto de que o fogo, assim como ilumina, também pode queimar.

A Vela pode, portanto, revelar que estamos prestes a consumir-nos. Se as coisas estiverem fora de controlo, devemos procurar aprender a melhor maneira de usarmos as nossas energias e conservá-las. Devemos então cultivar o hábito de manter os pés no chão, acalmar os ânimos com muito descanso e contemplação - conhecer e aceitar os nossos próprios limites, não esperando mais do que aquilo que podemos dar num determinado momento.

EXERCÍCIO DE MAGIA - A Magia das Velas

Para eliminar conflitos - vela vermelha ungida com coentro
Para a saúde e o sucesso - vela laranja ungida com canela
Para ter sucesso nas viagens e no estudo, e para mudanças positivas - vela amarela ungida com lavanda
Para a  prosperidade e para ter sucesso financeiro - vela verde ungida com menta
Para cura e apoio emocional - vela azul-clara ungida com cânfora
Para livrar-se de limitações e para iluminação espiritual - vela azul-escura ungida com cipreste
Para desenvolvimento espiritual e psíquico - vela violeta ungida com anis
Para atrair amor - vela cor-de-rosa circundada por cravos-da-índia ou ungida com óleo de cravo


Referência bibliográfica:

MORNINGSTAR, Sally, O Livro Wicca, Pensamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...