quarta-feira, 23 de junho de 2010

Uma lenda para a noite de S. João

A GRADE DE OURO

A freguesia de Crestuma, tão característica, aprazível e bucólica, tem já muita idade, bem como o rio Uima, que a atravessa e aí desagua no Douro.

Diz-se que sob a ponte do Uima está há séculos encantada e submersa uma grade de ouro. Segundo a antiquíssima tradição, o encantamento só pode ser quebrado por um lavrador que tenha uma vaca que dê à luz dois touros de um só ventre em noite de S. João e que deixe os bezerros mamarem o leite todo.

De acordo com os ditames desta crença, o lavrador não pode aproveitar-se do leite da vaca, seja a que título for. Se o lavrador der cumprimento à prescrição, passado um ano pode dirigir-se com os tourinhos, já criados e jungidos, à meia-noite, à ponte, onde aparecerá à tona de água a grade de ouro.

Ora, há tempos atrás, aconteceu que um lavrador de Sá, teve uma vaca que, numa noite de S. João pariu dois touros de uma só vez. Andava feliz e desejoso de desencantar, daí a um ano, a famosa grade do rio Uima.

Passado o tempo necessário, dirigiu-se com os bezerros ao local determinado pela tradição. E era meia-noite quando a grade subiu à tona, ficando a boiar nas águas mansas. Exultando de alegria, tirou-a da água e ligou-a ao tamão.

De volta a casa, ia tão satisfeito por ter conseguido apoderar-se do tesouro que, falando sozinho, exclamou:
- Ela, com Deus, cá vai!...
E, espantado, ouviu no silêncio da noite responder-lhe a grade:
- O pior foi o leite que tiraste e deitaste pelo lombo da vaca!...
Antes que se desse bem conta da realidade de tudo aquilo, viu a grade desaparecer subitamente.

Com efeito, certo dia, o homem esquecera-se do requisito da lenda e mungiu a vaca. A meio da tarefa, porém, deu pelo erro que estava cometendo e deitou pelo lombo abaixo da vaca o leite que tinha tirado. Assim perdeu a grade de ouro, mercê daquela sua desatençaõ.

E não consta que outro lavrador se tenha alguma vez candidatado ao desencantamento da grade da ponte do rio Uima.

Fernanda Frazão, Lendas Portuguesas, Amigos do Livro Editores
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...